Devo admitir uma coisa: é muito foda escrever. Eu venho com toda essa pretensão de querer escrever sobre TRÊS temas diferentes e depois fico me perguntado se vou conseguir aguentar (antes que alguém fale que eu errei, não existe mais trema na ortografia brasileira) o tranco.
Falar sobre filmes é relativamente fácil: se você vê o filme e seus extras, já tem bagagem suficiente para criticar. Infelizmente gosto de filmes cult. Esses dias procurei o significado de cult: "Cult ou clássico cult é a denominação dada a tudo que seja relacionado com a cultura popular (cinema, quadrinhos, televisão, música, games etc.) que possua um grupo de fãs dedicados". Fãs dedicados é a parte importante. Fãs cegos, que vão gostar do que quer que seja publicado, escrito ou filmado, desde que pertença àquele autor, diretor ou estilo de música com o qual eles se identificam.
É aí que a coisa fica interessante: tudo que é cult é muito comentado, mas poucas pessoas têm acesso à informação referente a esse assunto. Quando um pretensioso que nem eu procura escrever sobre isso, ele quer nada mais que mostrar para seu círculo social (formado por pessoas que nem sempre têm esssa cultura cult) o quanto o diferente pode ser bom.
E eu, que falava sobre filmes cult, posso estender esse conceito para músicas cult facilmente. Tenho um gosto musical "revoltoso", um gosto musical que posso dividir e comentar com poucas pessoas. The Strokes, Interpol, Arctic Monkeys, Muse fazem parte dessa seleção inusitada. Nenhuma dessas bandas goza do sucesso do mainstream, mas possui um seleto grupo de fãs inveterados. Sou um deles.
A função desse blog é somente, e tão somente, mostrar para quem quiser ler que cult não significa chato. O cult pode ser tão mainstream quanto o mainstream, contanto que quem esteja sujeito a esse tipo de arte esteja preparado pra enfrentar o que vier. Espero que seja de alguma utilidade para os leitores os textos que eu escrevo. Na verdade não espero que ninguém vire fã de Kubrick ou de Interpol, mas só espero que haja mais tolerância nesse universo!!
Ps: Percebam que não incluí nenhum tipo de livro cult na estória. Confesso que sou novo nesse ponto (leitura). Espero ganhar mais conhecimento em literatura de modo que eu possa ter, no mínimo, a pretensão de criticar livros como eu faço com música e filmes!
A página virada da página virada....
Há 11 anos
Um comentário:
Melhor texto que vc escreveu. Nada de pesquisas, nada de fora. Simplesmente vc.
Postar um comentário